Concordo que vc pode utilizar outros aplicativos, o mesmo serve para o windows.
Na época em que a M$ foi processada não havia ainda Firefox etc. Era um outro momento do mercado.
E mais uma vez, a M$ foi processada por vários motivos, entre outros, porque era praticamente impossível desinstalar o IE do sistema.
Mas, o conceito de monopolio é relativo.
Se uma empresa tem 90% do mercado, o que nós temos é monopólio. Não tem nada de relativo nisso.
Tem 90% do mercado, mas as pessoas podem usar o linux se quiser, ou mesmo mais antigamente o BEos, o DRDos mesmo.
A questão não é se a as pessoas podem ou não. Poder elas podem, mas a situação de fato é que havia um monopólio de 90% do mercado e práticas de concorrência desleal contra a Netscape DE ACORDO COM AS LEIS NORTE-AMERICANAS. Não é da minha cabeça nem porque eu acho que a M$ não tem um pingo de classe...
No mundo mac, sempre foi mac ou nada. Recentemente, alguma coisa de linux. So com os macs-ntel foi possivel windows nativo, e mesmo assim, so via bootcamp.
A Apple não vende um SO, ela vende uma solução integrada. Se essa solução integrada não te serve, compre um solução "desintegrada"

De acordo com a legislação norte-americana, que regula a Apple, ela pode ser acusada de tudo, menos de monopólio, em primeiro lugar, porque ela tem efetivamente uma participação no mercado muito baixa, em segundo lugar porque vc tem a possibilidade de comprar ooutrs PCs rodando outros sistemas. Em que a Apple te prejudica por vc não poder rodar o OS X no seu PC Frankenstein?
Vc vai dizer que o seu PC Frankenstein custa a metade do preço da máquina Apple. Mas a Apple vai te responder que isso é problema seu, não dela. É justamente para garantir a qualidada da operação COMO UM TODO que ela vende o sistema integrado a uma plataforma de referência.
É por isso que a cópia do OS X que vc pode comprar na FastShop, FNAC etc. é um UPGRADE, pois toda máquina nova vem com o sistema INCLUSO.
Pra acabar com a festa da Psystar, a Apple pode fazer o seguinte: cada upgrade custará U$ 999.00. Quero ver a Psystar comprar o sistema e instalar nos PCs frankenstein dela e vender o troço com lucro cumprindo o que ela diz cumprir (a Psystar afirma que compra os DVDs de cada cópia instalada...).
Me alegra demais saber da possibilidade da patente ser quebrada, e a apple forçada a licenciar o sistema. Para nós, em que um mac custa caro, pode ser a saida de ter um sistema operacional melhor por um preço de hardware que cabe no bolso. Não acho que a apple vai deixar de ganhar dinheiro, muito pelo contrário. A minha opiniao é que eles não querem dor de cabeça com suporte, mesmo se for no esquema OEM (para quem não sabe, as máquinas com sistemas OEM quem da o suporte é o fabricante).
Se a Psystar ganhar o caso (e não tem nada a ver com patente, mas com direito comercial), pode ser que vc consiga comprar o OS X para instalar no seu Franikenstein, mas pode ser que Steve Jobs tenha uma carta na manga e vc fique bem decepcionado...